quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Encontros de Aprofundamentos


  
Ignês Albuquerque e João Modé – Educação infantil: 16/10

Em nosso primeiro encontro de aprofundamento, recebemos a educadora Ignes Albuquerque e o artista plástico João Modé. Partindo de sua pesquisa sobre a educação formal e informal de Helio Oiticica, Ignes apresentou sua própria experiência como educadora, especialmente em instituições de arte. Mostrou várias imagens e, com os professores, intercalou, com inteligência, dinâmicas e reflexões sobre Educação infantil.






João Modé ofereceu sua contribuição poética ao tema do encontro. O artista encerrou a tarde com a atividade “Sopa de letrinha”, que se desdobrou em inúmeras reflexões sobre a educação em nosso dia a dia e sobre a necessidade de atualizar as questões presentes na obra de Oiticica para que faça sentido ao jovem de hoje.





Andrea Jabor - Educação ambiental: 30/10

No segundo encontro de Aprofundamentos, começamos com a coordenadora da equipe de mediadores Ana Paula Chaves apresentando as abordagens desenvolvidas para a exposição Helio Oiticica: o museu é o mundo. Em seguida, as mediadoras cegas Camila Alves e Virgínia Menezes fizeram breve e precisa reflexão sobre suas experiências com o público da exposição.

Camila Alves e Virgínia Menezes


Guilherme Vergara apresentou os conceitos para a tarde e Analu Cunha algumas instigações para o corpo no mundo em que vivemos. Em seguida, a coreógrafa Andrea Jabor provocou uma série de dinâmicas e provou que não tem educador ruim da cabeça, nem doente do pé…




Assistimos vídeos sobre samba e após o tradicional bate-papo, encerramos com o corpo cansado, mas com a alma revigorada.




 
Ronald Duarte - Educação para os artistas: 13/11

A coordenadora da equipe de mediadores Maíra Dias abriu o último encontro fazendo um breve resumo do trabalho que vem desenvolvendo com Ana Paula Chaves. Como a tarde era dedicada à  educação para os artistas, começamos ouvindo as experiências dos jovens artistas André Ranaud, Fernando Codeço e Julia Pombo, que trabalham com mediação na exposição.

Fernando Codeço


Logo depois, o artista Ronald Duarte comentou o percurso histórico de Hélio Oiticica para, em seguida, apresentar vídeos que registram suas próprias ações em espaço público.  Após o cafezinho, o artista distribuiu trechos da poesia dos heterônimos de Fernando Pessoa como fonte de inspiração para fotografias analógicas no entorno da Casa França-Brasil. Não poderia haver final mais coerente com a série Aprofundamentos! Encerramos com a descrição e interpretação poética das fotos, que, reveladas, poderão finalmente ser visualizadas em breve, aqui mesmo.







Analu Cunha
Coordenadora das Casa Abertas/Encontros de Aprofundamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário