Antes da abertura da exposição tivemos dois dias de formação e um primeiro grupo de estudos (que acontecerá de forma sistemática durante a exposição).
No nosso primeiro dia (30/08) realizamos uma dinâmica para que o grupo se conhecesse. Com novelos, palavras e músicas, pudemos começar a perceber o outro que trabalharia conosco, lado a lado.
Tivemos falas das nossas parceiras, Alayde Mariani e Lúcia de Oliveira, do Setor Educativo do Paço Imperial, e da Beatriz Giacomini Cruz da Casa França-Brasil.
Realizamos jogos interpretativos ligados à obra do Helio em uma espécie de circuito:
- Tecidos para parangolés;
- Papéis coloridos para experienciar a saída do plano para o espaço;
- Fonte de luz e caixas de fósforos para do tridimensional voltar ao plano através da sombra;
- Jogo Neoconcreto (com a cessão do MAC).
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Formando mediadores |
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Tecidos para parangolés |
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Papéis coloridos: experienciando a saída do plano para o espaço |
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Fonte de luz e caixas de fósforos |
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Jogo Neoconcreto |
Depois do circuito, tivemos uma conversa mediada pelo Guilherme Vergara sobre as experiências que eles tiveram naqueles jogos, imagens de obras do HO e o desenvolvimento do seu processo de criação.
Para finalizar, realizamos uma dinâmica para criação de um diagrama coletivo sobre o conceito de mediação. Cada pessoa sorteava uma palavra, a posicionava no diagrama e dizia se tinha relação ou não com a "MediAção" e porquê.
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Diagrama coletivo No segundo dia (08/09), iniciamos com a distribuição para os mediadores, de um material básico para o registro das experiências: caderneta e caneta. E com este material em mãos já realizamos uma atividade onde agora, de forma individual, os mediadores registrariam suas relações com a MediAção. Voltaremos a essa atividade no decorrer da exposição para que a nossa equipe possa ter momentos de reflexão sobre a sua prática. Fizemos uma apresentação mais formal do Instituto Mesa e novamente, o Guilherme falou sobre a obra de HO com o apoio de slides. Trouxemos também para os mediadores, uma estrutura para o trabalho de mediação baseada no tripé "pergunta/contexto-eu sou/jogos interpretativos” partindo dos próprios materiais estruturantes presentes na obra de Oiticica. Mais adiante podemos fazer uma publicação no blog somente sobre esta forma de trabalho. Finalmente visitamos a exposição! Ainda em montagem, claro, mas já serviu para que os nossos mediadores se ambientassem com a obra do Hélio e que um pouco da ansiedade de estar na exposição, fosse sanada. Circulando nas galerias do Paço pudemos encontrar com o Fernando Cocchiarale e com o César Oiticica Filho, curadores da exposição, e conversar sobre as estratégias de mediação diretamente com as obras. Nos dias seguintes (9 e 10/09), dividimos a equipe e tivemos nosso primeiro encontro dos grupos de estudos. Conversamos sobre o texto do Jorge Larrosa Bondia, “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”, publicado na Revista Brasileira de Educação nº19 de 2002. É um texto que muitas vezes radicaliza o conceito de experiência e por isso mesmo escolhemos debatê-lo. Este texto está disponível no site. Convidamos os mediadores a abrirem suas cadernetas e exporem no blog suas reflexões. Também publicaremos aqui, as atividades que estão ocorrendo no cotidiano do projeto educativo. Nos interessa toda experiência no labirinto! Quem quiser deixar a sua registrada por aqui, pode escrever diretamente nos comentários ou nos enviar um e-mail para educativoheliooiticica@gmail.com Maíra Dias e Ana Paula Chaves |
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